domingo, 1 de julho de 2012

Adolph Rickenbacker

120701 - Inventor da Guitarra Elétrica (1932)

Nome Completo: Adolph Rickenbacker (1886-1976) = 90 anos.

Local de Nascimento: SUÍÇA.
Data de Nascimento: 01 de Abril de 1886.
Data de Falecimento: Março de 1976.


           Adolph Rickenbacker foi um suiço-americano, que co-fundou a empresa Rickenbacker guitarra, juntamente com George Beauchamp e Paul Barth.

               Adolph Rickenbacker nasceu na Suiça. Ele emigrou para os Estados unidos com parentes mais velhos depois que seus pais morreram, estabelecendo-se em Wisconsin. Ele se mudou para o sul da California como um homem jovem. Mais tarde, ele anglicizado seu nome para Adolph Rickenbacker para capitalizar sobre a popularidade de seu primo distante, superior de América Flying Ace Eddie Rickenbacker.


               A partir do final dos anos 1920, sua  Manufacturing Company Rickenbacker fez corpos metálicos para a Corporação Nacional de Cordas de Instrumento. Através dessa conexão, ele conheceu George Beauchamp e Paul Barth, e em 1931 eles fundaram a Companhia Ro-Pat-In. Em 1932 eles produziram as versões do elenco  dos primeiros Lap Steel da guitarra de Alumínio. Dois anos depois, a empresa passou a chamar "Instrument Corporation Electro String. Ao tempo que a produção cessou em 1939, cerca de 2.700 guitarras elétricas tinham sido produzidas.


                     Rickenbacker, não está convencido do potencial do negócio da guitarra, continuou a fabricação até 1953, quando ele vendeu sua empresa para Francisco Cary Hall, um percursor da boa guitarra elétrica Southem Califórnia.
                       Adolph  Rickenbacker morreu de câncer em Orange Coutry, Califórnia em 1976 na idade de 90 anos.


A Guitarra:
Guitarra-elétrica
                A guitarra elétrica (também chamada de guitarra) é um instrumento musical pertencente a família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como o violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (Na maioria dos modelos).
                     Os sinais elétricos podem ser simplesmente  amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
                       Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.


Modelos de Guitarras:
                    Há dois tipos básicos de guitarras, distintamente: Guitarras maciças e Guitarras Semi-acústicas.


Guitarras maciças:
Exemplo de guitarra elétrica maciça Fender Telecaster
          Essas guitarras tem corpos maciços e, em sua maioria, feitos em madeira. Materiais alternativos como alumínio e fibra de carbono também são usados. Não possuem caixa de propagação acústica, seu som natural é pouco intenso e consegue ter mais sustentabilidade na nota. Podem ter o braço embutido ao corpo (quando é feita inteiramente de uma única peça de madeira), colado ou ainda parafusado. Pelo fato de não apresentarem caixa acústica, a madeira com que são construídas é o principal responsável pelo timbre que elas entoarão, As guitarras maciças são preferidas por músicos que necessitem adicionar efeitos sonoros (principalmente distorção) e tem seu uso mais realizado para produção de música dos estilos e derivados do Rock como o Heavy metal. Os modelos mais conhecidos entre as guitarras maciças são as Fender, Telecaster e Stratocaster, as Gibsom Les Paul e SG, bem como as guitarras Ibanez, Jackson, ESP, Washbum, muito utilizadas no Heavy metal.


Guitarras semi-acústicas:
Fender Stratocaster
                      São guitarras que possuem caixa de propagação acústica, seu tamanho é relevantemente maior que as maciças e seu som natural também é mais intenso. A abertura acústica pode causar influencia na captação elétrica dependendo do tipo do captador usado (maior influência com captadores passivos e menor, ou nenhuma com captadores ativos). São guitarras mais usadas sem a adição de efeitos e são preferidas por músicos na produção de músicas Jazz e Blue tradicional.


                       A guitarra semi-sólida é uma variação desenvolvida para solucionar os problemas de Feedback e microfonia indesejadas. É o meio-termo entre instrumento acústico e sólido. É dotado de caixa de propagação acústica com uma peça de madeira inteira que estende-se do braço ao fim do corpo. Assim, seu som é uma combinação do timbre característico da guitarra acústica com a sustentação do corpo sólido. A primeira guitarra deste gênero é a Gibson ES-335, fabricada a partir de 1958.
MoonlanderLee RanaldoSonic Youth,Yuri Landman, 2007


Captadores:


Captadores magnéticos:
                        A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza. O captador de guitarra tem função de transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente produzidas por cordas, em ondas elétricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); podem ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico.


Captadores passivos:
               Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
                Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em frequências diferentes, tal perturbação no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).


Captadores Ativos:
                 Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.


Captadores mecânicos:
             São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.


Captadores de AlNiCo:
             São feitos com materiais mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos mecânicos. Os Ímãs dos núcleos são feitos de uma liga de alumínio, níquel e colbato (Al-Ni-Co). Existem vários tipos de alnico dependendo da porcentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os AlNiCo II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a ser mais vintage. São também comumente mais caros devido a matéria-prima.


Captadores Simples (single-coils):
               São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.


Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers):
                    São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruido da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coils. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul.
                      Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da DiMarzio e a série Noiseless da Fender.


Captadores quad rail:
              São estruturados com quatro bobinas em um só corpo.


Modificações Elétricas:
             As modificações podem ser inúmeras, dentre as mais comuns são a adição de: distorção, repetição (delay), reverberação, equalização, flange, phaser, wah-wah e chorus. As modificações dos sinais elétricos podem ser feitas por aparelhos eletrônicos próprios como: pedais compactos, pedaleira de guitarra (tais como modelos fabricados pela Boss, Digitech e Zoom), rack de efeitos, efeitos produzidos por computador (cakewalk Sonar 1, 2, 3, 4, 5; SoundForge, Protools) ou amplificadores de guitarra com efeitos embutidos.


Altura:
            A altura do som produzido depende da relação física entre o comprimento da corda, de sua tensão e sua espessura.
             Basicamente, quanto mais curto o comprimento da corda, quanto mais fina a corda ou quanto mais distendida a corda, maior velocidade terão as vibrações, logo, mais aguda será a nota (ou mais alta). A altura padrão das cordas soltas de uma guitarra (ou afinação padrão) é igual a do violão (das coras agudas para graves): Mi, Si, Sol, Ré, Lá e Mi. Porém, existem infinitas combinações de afinação das cordas soltas. Existem ainda guitarras com mais de 6 cordas. Sua afinação pode obedecer a razão de intervalos das anteriores ou não.
             O guitarrista pode modificar a altura da nota executada de diversas maneiras. A mais comum é pressionar a corda num determinado traste para diminuir ou aumentar o comprimento da corda que vai vibrar tornando a nota mais alta ou mais baixa. Cada traste divide o comprimento da corda numa razão geométrica que altera a altura da nota sempre em semitons (de acordo com o temperamento atual). outra maneira comum é esticar ou até distender a corda com o uso de técnicas como "bend" e alavancada, essa técnica tira o temperamento original do instrumento.


Intensidade:
           A intensidade do som produzido depende respectivamente da intensidade de vibração das cordas, da proximidade das cordas do captador magnético e tipo de captador magnético, da quantidade de sinal elétrico perdido nos cabos elétricos, do nível de amplificação elétrica e da qualidade e tipo do alto-falante, dentre outros fatores.


Temperamento musical:
             A maioria das guitarras elétricas convencionais possuem o braço dividido em trastes que determinam a relação de altura entre as notas. Ou seja, são instrumentos musicais temperados.


Segue algumas fotos do Instrumento em questão:




  


  









PERSONAGENS
Jisohde G. Posser
120702.

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